É nesta terça-feira, 24 de maio, que comemora-se a existência do café no Brasil. E para celebrar, você já tomou seu cafezinho hoje? Há quem ame e não vive sem e há aqueles que torcem o nariz. E você? Segundo a nutricionista Carolina Paiva de Freitas, “o café estimula o sistema nervoso dando uma animada nas pessoas e contém polifenóis que tem ação antioxidante. Não é concreto, mas algumas pesquisas dizem que ele aumenta o gasto energético por causa da cafeína o que ajuda a emagrecer”.
Quando usada na fórmula de cosméticos, “a cafeína acelera a eliminação natural da gordura das células adiposas. Ela consegue se misturar tanto com água quanto com óleo. Suas moléculas atravessam a porção mais superficial da pele e atingem a camada inferior, a derme. Vencidas as barreiras, a cafeína chega na gordura e, graças à sua segunda vocação de vasodilatação, aumenta a irrigação sangüínea”, conta a nutricionista.
A quantidade diária recomendada é de três xícaras de 50ml. A bebida, que já foi condenada por muita gente, não é mais a grande vilã da saúde e mesmo para crianças é indicado em pequenas quantidades. A cafeína ativa a circulação sangüínea e os minerais e vitaminas presentes na bebida dão uma força extra ao organismo.
Assim como o vinho, o café ganhou status de requintado e hoje em dia pode ser apreciado em lugares badalados. A moda agora é freqüentar cafeterias, que têm grãos selecionados e contam com pessoas especializadas no preparo de expressos e drinks - os baristas.
“Você tem de conhecer desde o processo de plantação até o tipo grão e temperatura da torra para conseguir um bom expresso”, afirma a barista Sílvia Magalhães, campeã brasileira. Mesmo em casa, seguindo alguns cuidados, é possível preparar um café delicioso. Mas atenção, nada de requentar: a bebida estraga e perde o sabor depois de uma hora de preparo. Café bom é café fresquinho.
Dicas de preparo de um cafezinho tradicional:
- Em primeiro lugar, na hora de comprar o café, confira a data de fabricação. Quanto mais recente tiver sido a torra, maior será o sabor. Verifique também se a marca tem o selo de qualidade da ABIC – a Associação Brasileira da Indústria de café;- Prepare apenas a quantidade de café que será consumida imediatamente. A água utilizada deve ser filtrada ou mineral e não pode ser fervida! O correto é apenas aquecê-la para não alterar o sabor do café;
- Para cada 100 gramas de pó, use 1 litro de água;
- Se o pó for fino, a água deve ficar no máximo 4 minutos em contato com ele;
- No caso de moagem grossa, o tempo sobe para 9 minutos;
- Beba o café em xícaras de porcelana, que destacam o sabor e mantêm a temperatura constante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário