De acordo com alguns especialistas a prevenção de problemas deve seguir uma diretriz muito simples: a troca regular de calçados. Essa é uma maneira de ficar longe de micoses, calos e até mesmo das temidas unhas encravadas, que surgem devido ao uso constante de sapatos apertados.
Esse cuidado não proporciona apenas o conforto e boa aparência dos pés, mas, acima de tudo, dá a garantia de que você está cuidando deles de forma saudável. A transpiração torna-se intensa devido ao uso constante de calçados fechados. Por causa da falta de ventilação, a umidade se alia à temperatura alta e à escuridão do local, facilitando a proliferação dos fungos", esclarece o especialista.
Começamos falando das micoses, uma infecção causada por fungo. Ela pode acometer as unhas, áreas interdigitais, abrindo fissuras, e até mesmo a sola dos pés. Excesso de umidade e materiais de manicure contaminados são dois dos principais vilões. Para prevenir, recomenda-se secar sempre muito bem os pés após o banho, principalmente entre os dedos. Evite ficar com roupas molhadas por muito tempo, inclusive a meia da ginástica. Contato prolongado com água e sabão também são prejudiciais.
Não use objetos pessoais (roupas, calçados, pentes, toalhas, bonés etc) de amigas, não ande descalça em pisos constantemente úmidos (lava-pés, vestiários, saunas etc). Na manicure, leve o seu próprio material ou se certifique de a assepsia é feita de forma correta. Se todos esses cuidados não adiantarem, lembre-se: o tratamento deverá ter sempre o acompanhamento de um dermatologista. Receitas caseiras podem até ajudar, mas não atacam a raiz do problema.
Para evitar as micoses, o ideal é fazer a assepsia com um profissional do ramo, usar loções e cremes específicos. Em casos extremos, quando há necessidade de extração total ou parcial da unha, pode-se também fazer uma reconstituição. O processo é simples e consiste apenas na remoção da parte deteriorada, que é substituída por uma órtese em acrílico, lembrando que esse serviço requer acompanhamento de um médico dermatologista, habilitado para receitar medicamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário