SACKS

sábado, 4 de junho de 2011

Dieta Ortomolecular


O que é a dieta ortomolecular
A dieta ortomolecular, bastante comentada hoje em dia, é parte da medicina ortomolecular, a qual propõe que muitas doenças e problemas de saúde resultam de desequilíbrios químicos ou deficiências de nutrientes, e podem ser prevenidas, tratadas ou curadas ao alcançar o nível ótimo de substâncias como vitaminas, sais minerais, enzimas, antioxidantes, aminoácidos, ácidos graxos essenciais, pró-hormônios, lipotrópicos e fibras alimentares. Desta forma, a dieta ortomolecular procura atingir o nível ideal dessas substâncias e muitas vezes são utilizados suplementos nutricionais. 


Prática da dieta ortomolecular 
Na prática, a dieta ortomolecular baseia-se bastante em testes laboratoriais sofisticados para vitaminas, sais minerais, hormônios, aminoácidos, microbiologia, função gastrintestinal, etc. 
Algumas análises laboratoriais empregadas para a dieta ortomolecular não são aceitas na medicina convencional. A dieta molecular objetiva fornecer, na maior parte das vezes via oral, as quantidades ideais das substâncias normais ao organismo. Mais freqüentemente a definição da quantidade "ideal" dessas substâncias é produto do julgamento do praticante da medicina ortomolecular, que prescreve os nutrientes baseado nos testes, sintomas do paciente e em seu próprio julgamento do que é apropriado. 


Suplementos na dieta ortomolecular 
Nos primeiros dias da medicina ortomolecular, os suplementos para a dieta geralmente eram de altas doses de um nutriente. Hoje em dia, é mais comum na dieta ortomolecular o uso de muitas substâncias como: aminoácidos, enzimas, hormônios, nutrientes não essenciais, vitaminas, sais minerais, etc. Muitas vezes, a suplementação da dieta é feita com doses altas de vitaminas, bem maiores que o RDA (consumo recomendado aprovado na dieta). As substâncias nutricionais também podem ser administradas com mudanças na dieta, a fim de enfatizar certos alimentos ricos em nutrientes.

Controvérsias sobre a dieta ortomolecular 
Medicina ortomolecular é explicitamente praticada por relativamente poucos médicos convencionais. O campo ortomolecular é baseado em pesquisas em bioquímica, dieta, nutrição, medicina e farmacêuticos, combinadas com a experiência clínica de alguns médicos. 
Apesar da medicina ortomolecular ser controversa entre médicos e organizações médicas, os defensores da dieta ortomolecular argumentam que muitos estudos importantes sobre nutrição dão suporte aos seus tratamentos e recomendações. Eles também argumentam que a terapia e dieta ortomolecular têm menos probabilidade de causar efeitos colaterais perigosos, uma vez que utilizam somente moléculas presentes naturalmente no organismo através da dieta ou metabolismo normal. A medicina ortomolecular afirma que muitas dietas típicas são insuficientes para a boa saúde a longo prazo.
                             Fonte: http://www.copacabanarunners.net/dieta-ortomolecular.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

add

Ocioso

Lembramos que não somos responsáveis por nenhum evento/produto que por ventura esteja sendo mencionado. O que está escrito na caixa de comentários é gerado pelos próprios usuários e expressam suas próprias opiniões. Reservamos-nos ao direito de apagar qualquer comentário, sem aviso prévio, caso julguemos necessário para o bom funcionamento desse blog.

GROUPON

namorados_empolgados_300x250.gif

PERCA PESO

GROUPON BELEZA

wellness_gruen_234x60.gif

SARADO.COM

GROUPON BELEZA SPA

20101027_wellness_strawmat_234x60.gif